Test. A cascata do pincho (rio Âncora) situa-se a norte do país, perto da bela cidade de Viana do Castelo. Depois de visitar a cidade, a aventura rumo ao pincho começou com uma pequena caminhada de 2 km. Distancia entre o ponto de onde iniciei o percurso e a cascata.

Se és amante de trail assim como eu, aconselho-te mesmo fazeres esta rota. E se és de longe, e não conheces a região, então vais ter a oportunidade de desfrutar de paisagens novas e únicas do norte do país.

Para além de poderes visitar Viana do Castelo que é lindíssima, ainda exploras o percurso (de 10 km) e contemplas o tesouro natural que é a cascata do pincho.

Como chegar à cascata do pincho?

GPS (N 41º 47.837 W 8º 45.174) | Estas são as coordenas para conseguires chegar de forma fácil e exata até um dos pontos de acesso à cascata do pincho. Basta colocares as coordenadas no motor de busca do Google Maps, e ele rapidamente vai indicar-te todo o percurso.

Assim que chegues à localidade de Espantar terás de estacionar o carro e seguir o resto do percurso a pé, uma vez que vais entrar num trail. Os carros não conseguem seguir caminho a não ser que tenhas um jeep todo o terreno. O trajeto está assinalado, portanto à partida não terás duvidas no caminho. São cerca de 3 km de caminhada fácil para chegar ao clímax da viagem – a cascata do pincho.

Como chegar à cascata do pincho

Cascata do pincho – tesouro natural nos arredores de Viana do Castelo

Antes de saíres do trail terás uma placa que te indicará a direção exata da cascata, e a partir daí vais começar a mergulhar na vegetação. E, a poucos metros à frente, verás o tesourinho natural da cascata do pincho. Uma pequena queda de água límpida de cores verdadeiramente inspiradoras. Parece que entramos num filme!

Se também és amante de aventura e da natureza, então vais adorar visitar esta cascata! Eu gosto de conhecer novos lugares, de me perder e conhecer novos caminhos, enfim, no fundo gosto de ir à aventura e descobrir a natureza que temos em Portugal. E existem mesmo muitas coisas espetaculares no nosso país, e muitas vezes nem imaginamos que existem.

Vegetação, o cantar dos pássaros, o som da queda de água, água refrescante e cristalina.

Cascata do pincho

Cuidados a ter na ida à Cascata do Pincho:

Levar ténis e roupa apropriada;

Colocar protetor solar;

Levar uma garrafa de água reutilizável e snacks;

Levar máquina fotográfica ou telemóvel para captar o momento;

Teres cuidado assim que comesses a avistar a cascata, porque podes escorregar nas rochas com os teus ténis. Dou alerta, porque foi o que me aconteceu. As rochas têm lismos, e por isso, tornam-se altamente escorregadias, portanto muito cuidado e atenção;

Tem cuidado para não deixares cair lixo para o chão. Sou apologista temos o direito, sim, de descobrir, contemplar e desfrutar da natureza, mas também temos o dever de a respeitar. Portanto, não deixar rasto que possa contribuir para prejudica-la é fundamental (principalmente se estiverem plásticos envolvidos).

Bora lá desbravar o desconhecido!

Cuidados a ter na ida à  cascata do pincho
Pincho cascata

Gostas-te do post? Tens alguma sugestão ou ideia para partilhar? Convido-te a deixares aqui em baixo o teu comentário!

Se tiveres pinterest e quiseres guardar lá o post para leres mais tarde clica aqui e fica resolvido!

Pin It on Pinterest

Share This