Pincho cascata
Se me acompanhas no Instagram (@kika.monteiro), com certeza já viste algumas fotografias que coloquei da cascata do pincho. É simplesmente maravilhosa, não há palavras para descrever este pequeno tesouro natural.

Portanto, se gostas de natureza, aventura e desporto este artigo sobre a cascata do pincho é para ti!

Admitido que uma das minhas atividades favoritas no verão é, sem dúvida, procurar lugares diferentes e poucos explorados que envolvam atividade física e natureza.

Por isso, as cascatas são sempre muito bem-vindas à minha lista de exploradora!

Portanto, a ideia deste artigo é oferecer uma sugestão de viagem e dicas úteis que te ajudem a ter a melhor experiência possível na visita à cascata.

Depois disso, visita Viana do Castelo que é uma cidade muito bonita com praias ótimas para a prática de desportos aquáticos.

Vamos lá? Segue o artigo até ao final e guarda o Pin no Pinterest para quando chegar a altura de te aventurares à cascata do pincho!

Como chegar à cascata

Sobre a Cascata do Pincho?

cascata do pincho (rio Âncora) situa-se na região norte do país, a cerca de 20 km de distância da bela cidade de Viana do Castelo. Se ainda não conheces a cidade, então é uma ótima oportunidade para o fazeres!

A cascata do pincho é maravilhosa, tem águas cristalinas e está enquadrada num trail circular com cerca de 10 km de comprimento.

Portanto, mais uma vez, se gostas de desporto, natureza e aventura segue rumo até ao pincho, porque VAIS ADORAR a experiência!

O som da queda da água é denunciante. Muitos metros antes de chegares à cascata vais perceber rapidamente que estás no caminho certo. Não há que enganar.

Vegetação, pássaros e a corrente de água do rio Âncora é tudo o que está presente durante a caminhada!

ATENÇÃO: o acesso não é difícil, no entanto é necessário teres algum cuidado no momento em que chegares mesmo próximo à cascata.

Um pouco antes de conseguires mergulhar, vais ter de andar por cima de algumas rochas, e elas são muito escorregadias, devido aos lismos que existem.

Portanto, se não queres dar uma queda como eu (sim, confesso que caí!) tem cuidado. Anda devagar e observa bem onde colocas os pés para evitares incidentes na visita à cascata do pincho.

Como chegar à Cascata do Pincho?

O Pincho fica localizado especificamente na localidade de Espantar, Montaria.

Coordenadas de localização GPS: (N 41º 47.837 W 8º 45.174)

Mapa cascata do pincho

Três percursos possíveis para fazer entre Viana do Castelo e a Cascata do Pincho. Como vês são apenas 30 minutos de distância.

Mapa cascata do pincho Viana do Castelo

Depois de visitar a cidade, segui as coordenadas rumo ao pincho e estacionei o carro na localidade de Espantar.

Nesta altura deixa de haver condições para seguir o percurso de carro e, portanto, inicia-se a jornada a pé pelo trilho – rumo à cascata do pincho.

São apenas cerca 3 km de caminhada desde o momento em que estacionas o carro. Afinal, o que são 3 km para quem vai desfrutar de uma bela cascata de água límpida, não é?

O trajeto está perfeitamente assinalado, logo não haverá margem para erro. Agora deixa fluir a energia e aventura-te até à queda de água!

Pincho: Pura Beleza Portuguesa

Antes de saíres do trail terás uma placa que te indicará a direção exata para encontrares a cascata do pincho. A partir dali vais começar a mergulhar na vegetação. E a poucos metros à tua frente, começarás a ver a extraordinária e tão esperada – cascata do pincho.

Uma pequena queda de água límpida de variados tons de verdes e azuis. Sinceramente, um cenário inesquecível. O Pincho é a prova viva de que existem muitas coisas maravilhosas em Portugal por descobrir. Só nos resta explorar ao máximo!

Cascata do pincho

Cascata do Pincho: Cuidados a Ter

  • Leva ténis e roupa apropriada
  • Coloca protetor solar
  • Leva uma garrafa de água reutilizável e snacks
  • Leva máquina fotográfica ou telemóvel para captares o momento (mas cuidado com os equipamentos na água)
  • Cuidado com as quedas assim que começares a andar nas rochas
  • Tem cuidado para não deixares cair lixo para o chão. Temos direitos de contemplar e desfrutar da natureza, mas também temos o dever de a respeitar.
Cuidados a ter na ida à  cascata do pincho
Pincho cascata

Planeia a tua próxima viagem

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o wander life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo. 

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡
Pincho

Queres viajar mais e melhor?

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos!

Parabéns. Já fazes parte da lista das melhores dicas de viagem!

Pin It on Pinterest

Share This