Queres conhecer um pouco mais sobre as praias de Valência? Criei este guia precisamente para partilhar contigo todas as informações sobre as praias valencianas.

A cidade oferece uma imensa variedade de praias de alta qualidade para aproveitares o teu verão e o calor da melhor forma!

Em seguida, vais encontrar uma lista com as melhores e mais bonitas praias de valência e ainda dicas do que podes fazer no Parque natural da Albufeira de Valência!

Valência

Se me acompanhas no Instagram (@kika.monteiro), sabes que eu fiz uma roadtrip pelo sul de Espanha em agosto de 2019 e que só parei em Barcelona. A viagem foi uma verdadeira aventura, e Valência foi A CIDADE!

Superou qualquer espectativa que eu pudesse ter criado na minha imaginação, acredita. E uma das coisas que mais me surpreenderam (e por isso, resolvi escrever este artigo) – foram as belas praias de Valência.

Confesso que não fazia ideia de que quando fosse dar um mergulho naquela costa mediterrânea me fosse sentir num verdadeiro banho morno! E não, não estou a exagerar ou algo que se pareça, de todo!

As águas que banham as praias de Valência, e toda a atmosfera envolvente, são mesmo uma autêntica delícia.

Por isso, se queres ter um verão com praias e águas – estilo caraíbas, e ainda aproveitares uma cidade lindíssima com imensas atrações históricas e contemporâneas – Valência pode ser a TUA cidade.

MAIS: se marcares tudo com alguma antecedência vais conseguir encontrar alojamento acessível, e preços no geral bastante aliciantes.

E para além das praias de Valência, se quiseres ficar a conhecer mais sobre esta cidade, convido-te a visitares o artigo GUIA de Viagem em Valência.

praias de valência | foto: wander life blog

Praias de Valência: Urbanas e Imediações

As praias de Valência distribuem-se ao longo da costa em 2 regiões distintas. A região norte e a região sul, divididas pelo porto ativo da cidade. Na região norte, localizam-se as praias urbanas – próximas do centro da cidade. E na região sul encontram-se as praias das imediações.

Todas elas com a sua beleza natural e descontração característica.

São mais de 25 km de costa ensolarada para percorrer, adequada a todo o tipo de viajantes. As praias têm imensas condições, são limpas e vigiadas.

Na época do verão, devido ao clima mediterrânico invejável da cidade, tornam-se muito movimentadas.

No entanto, como o turismo de massa ainda afetou esta região de Espanha – ainda há muito espaço para todos.

Portanto, podes usufruir de dias maravilhosos e descontraídos no centro da cidade e nas praias de valência. Sem stresses e sem grandes confusões.

Na maioria das praias, vais encontrar restaurantes que reproduzem dignamente a boa gastronomia da cidade, e onde encontrarás certamente boas paellas valencianas.

E lembra-te que visitar as praias de valência e não comer a boa paella valenciana, é como ir a Roma e não ver o papa.  Portanto, fica a dica – comer boa paella valenciana!

Clima

Para além do clima altamente privilegiado, Valência é uma cidade extraordinária pela sua capacidade de captar o melhor de dois mundos.

Pois é, enganas-te se achas que Valência é só monumentos ou apenas belas praias.

A cidade tem praias maravilhosas e muita cultura espalhada pela cidade. Pronta a ser admirada e explorada pelos seus visitantes que lá passam.

É adorável ver como as duas características interagem de forma tão genuína e ativa na cidade.

As praias de Valência surpreendem qualquer visitante que não esteja preparado para o que vai encontrar – muito sol e muita água quente à mistura. Ótima para umas férias relaxantes e ativas!

praias de valência, Cabanyal | foto: wander life blog

Praias de Valência: Região Norte e Sul

URBANAS (região norte)

  • El Cabanyal – Las Arenas
  • La Malvarrosa
  • Patacona

IMEDIAÇÕES (região sul)

  • Pinedo
  • L’Arbre del Gos
  • El Saler
  • La Garrofera
  • La Devesa
  • La Perellonet

São quase 7 km de praias urbanas que facilmente podes alcançar a ou de bicicleta a partir do centro da cidade.  Num instante, chegas às praias e ainda desfrutas de um passeio inesquecível pelo interior e zona costeira de Valência.

De bicicleta é muito rápido e, acredita, vais adorar evitar carros ou mesmo os transportes públicos. Por isso, se gostas de te divertir e aproveitar ao máximo, aluga uma bicicleta e desfruta da melhor forma as tuas viagens até às praias urbanas da cidade.

Quando chegares às praias, terás um suporte para estacionares de forma segura as bicis. Portanto, não te preocupes com a segurança até porque Valência é uma cidade bastante segura.

Praias de Valência | foto: wander life blog

Areia escura, águas calmas e quentes, vista panorâmica e um pôr do sol inesquecível – é assim que me lembro e caracterizo esta costa mediterrânica.

A alegria e a descontração valenciana são contagiantes, e isso vê-se também nos mais velhos. Não têm pudor ou timidez, são práticos e descontraídos.

A cidade é conhecida pelos seus 300 dias de sol. Por isso, não te acanhes na hora de escolher a altura perfeita para viajar. Deixa-te levar, e certamente não te vais arrepender!

Praias de Valência: Urbanas

mapa

Como as praias urbanas de valência são muito próximas do centro da cidade, podes otimizar os teus dias em Valência reservando metade do dia para fazer praia e a outra metade para conheceres a cidade.

Podes ir alternando as tardes com as manhãs.

Num dia, podes aproveitar a manhã para fazer praia e à tarde selecionar uma região da cidade para conheceres.

No outro, fazes o contrário, porque com toda a certeza vais querer ver o pôr do sol inesquecível diretamente dentro das águas quentes das praias de Valência.

1. Praia de El Cabanyal – Las Arenas

Las Arenas é uma das praias de Valência mais importantes e movimentadas! É a mais próxima do centro da cidade, e por isso também a mais procurada pelos habitantes e turistas.

Fica localizada entre a Marina Beach e a praia de Malvarrosa – que é, precisamente, o prolongamento da praia de Las Arenas.

Na avenida que liga estas praias, vais encontrar inúmeros restaurantes e bares. Máquinas para praticares exercícios. Muitas palmeiras para promover sombra e ainda umas barraquinhas para o caso de quereres levar uma lembrança da cidade ou quereres comprar um chapéu de sol para os teus dias nas praias de valência.

Mesmo em frente à praia de Las Arenas, existe uma estância de 5 estrelas que deu em tempos o nome a esta praia.

Antes de ser convertida num hotel de 5 estrelas, o resort spa de Las Arenas, que se assemelhava estranhamente a templos gregos, deu o nome a esta magnífica praia.

Características/serviços:

  • Chuveiros duplos e de pés
  • Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
  • Casa de banho
  • Suporte para bicicletas
  • Proximidade com Restaurantes
  • Autocarros

2. Praia de Malvarrosa

A praia de Malvarrosa é outra atração de movimento e diversão na zona costeira perto do centro da cidade de Valência.

Tanto por parte dos habitantes como dos turistas que visitam a cidade. Estas praias são compostas por grande e fino areal dourado, portanto há muito espaço para todos.

O passeio marítimo que une estas praias dá um charme e ainda mais conexão, promovendo longos passeios à beira-mar num ambiente animados e descontraído.

Aliás, como é o característico na cidade de Valência. A cidade prima pela sua descontração, espaços verdes e descontração.

O nome desta praia surgiu de uma história engraçada. Em tempos, os campos que hoje dão lugar ao bairro de Malvarrosa, terão sido comprados por um francês chamado Felix Robillard.

Ele mesmo, jardineiro do Jardim Botânico, terá drenado as terras e plantando malvas e outros tipos de plantas. E a uma delas terá dado o nome de Malva-Rosa.

Características/serviços:

  • Chuveiros duplos e de pés
  • Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
  • Casa de banho
  • Suporte para bicicletas
  • Proximidade com Restaurantes
  • Autocarros

3. Praia de Patacona

Outra praia urbana é a praia de Patacona, continuação norte da praia de Malvarrosa. E embora faça parte das praias urbanas de Valência, fica um pouco mais distante, e por isso torna-se menos movimentada.

É perfeita para quem procura passar o dia de praia num local mais resguardado do barulho e movimento. Portanto se for essa a tua vontade na altura, Patacona poderá fazer sentido numa questão de proximidade.


 

Praias de Valência: Imediações

mapa

As praias de Valência situadas na região sul ficam a uma distância mínima de 7,5 km do centro da cidade de Valência.

São ótimas para quem quer fugir à agitação urbana e para quem gosta de locais mais in natura. Se não tiveres carro, podes visitar facilmente estas praias dos arredores de Valência através de transportes públicos.

O autocarro urbano da – linha 25 – do centro da cidade, leva-te até El Perellonet por apenas 1,50€.

Vale muito a pena visitar, pelo menos, algumas destas praias. São lindas e com um enquadramento muito natural e tranquilo com muita de areia, mar e vegetação. Imperdível!

 

4. Praia de Pinedo

Pinedo é o nome da pequena localidade onde fica inserida esta primeira praia da região sul.

Também ela de areia fina e dourada. Possui um grande passeio urbanizado com cerca de 3 km de extensão. Tem inúmeros cafés e restaurantes à disposição de quem lá passa.

Características/serviços:

  • Bandeira Azul
  • Chuveiros duplos e de pés
  • Aluguer de espreguiçadeiras
  • Casa de banho
  • Suporte para bicicletas
  • Proximidade com Restaurantes
  • Autocarro
  • Estacionamento

 

5. Praia de L’Arbre del Gos

Esta praia é ótima e prima pelas suas boas condições. Por isso, é digna de expor a sua bandeira azul. Tem excelentes acessos.

Possui uma ciclovia praticamente até à areia, dunas maravilhosas, vegetação e uma paisagem espetacular. É impossível ficar indiferente as estas praias do sul de Valência!

Características/serviços:

  • Bandeira Azul
  • Chuveiros duplos e de pés
  • Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
  • Casa de banho
  • Suporte para bicicletas
  • Ciclovia
  • Autocarro
  • Estacionamento

 

6. Praia El Saler

El Saler é mais uma das belas praias de Valência, localizada a um pouco mais de 10 km de distância do centro da cidade. Fica enquadrada no Parque Natural da Albufeira de Valência.É muito fácil encontrares esta praia, uma vez que a entrada fica mesmo em frente ao parque de campismo – Camping Park El Saler.

Se fores de autocarro, facilmente encontrarás a entrada para a praia, pois é mesmo em frente à paragem do autocarro. Não há que enganar!

Quando iniciares a caminhada para El Saler vais encontrar uma agradável surpresa: muita vegetação, dunas e mar calmo. Natureza intocada e vegetação mediterrânea!

Estas praias de Valência mais in natura são maravilhosas para descansar e para contemplar a beleza dos arredores da cidade!

El Saler é provavelmente uma das melhores praias da região e uma excelente opção para quem gosta de desportos aquáticos como windsurf.

Para além disso, em El Saler é o sítio ideal para comeres as melhores paellas valencianas.

Características/serviços:

  • Bandeira Azul
  • Chuveiros duplos e de pés
  • Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
  • Aluguer de espreguiçadeiras
  • Casa de banho
  • Suporte para bicicletas
  • Proximidade com Restaurantes
  • Autocarro

 

7. Praia La Garrofera

Um pouco mais para sul, mesmo em frente à Albufeira de Valência, encontra-se a praia La Garrofera. É uma das praias de Valência da margem sul mais pequenas.

E num passeio à beira-mar poderás encontrar um dos canais de água que ligam o mar à Albufeira – a Gola del Pujol Nou.

É uma praia com um ambiente muito agradável, e por estar próxima da Albufeira torna-se interessante. Caso visites esta praia, aproveita para fazeres um passeio de barco na Albufeira.

De preferência ao final de tarde. É um incrível ver o pôr do sol diretamente de lá!

Características/serviços:

  • Bandeira Azul
  • Chuveiros duplos e de pés
  • Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
  • Casa de banho
  • Proximidade com Restaurantes
  • Autocarro
  • Estacionamento

 

8. Praia La Devesa

A La Devesa é mais uma das praias de Valência carregada de encantos e natureza. Todos os tipos de vegetação se misturam à entrada desta praia. Um verdadeiro ambiente natural. Pinheiros, flores, arbustos e dunas.

Sem dúvida, uma atmosfera fantástica para passar um belo dia de praia. Aproveita a paz de La Devesa para desfrutares de uma caminha, para dares muitos mergulhos e para te divertires – que é o essencial!

Perto desta praia fica localizado mais um parque de campismo – Devesa Gardens Camping & Resort.

Características/serviços:

  • Chuveiros duplos
  • Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
  • Casa de banho
  • Proximidade com Restaurantes
  • Autocarro
  • Estacionamento

 

9. Praia El Perellonet

A próxima praia é a El Perellone, e ao contrário de todas as outras praias de valência localizadas nas imediações da cidade, esta é urbanizada.

Fica localizada na fronteira do município de Valência e tem cerca de 3 km de comprimento.

É uma praia bonita, mais movimentada e com uma urbanização que separa o areal dos campos de arroz. Ótima para praticar desportos aquáticos e para comer um ótimo peixe assado! Tem restaurantes muito bons!

Características/serviços:

  • Chuveiros duplos e de pés
  • Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
  • Casa de banho
  • Proximidade com Restaurantes
  • Autocarro
  • Estacionamento
praias | foto: wander life blog

Praias de Valência: Melhores Praias

Preparei esta lista das melhores praias de Valência com base na minha opinião pessoal e naquilo que eu experienciei nesta viagem incrível a Valência. Pode ajudar-te a filtrar alguma delas, caso não tenhas tempo para desfrutar de todas ou queiras encontrar logo as melhores praias!

URBANAS (região norte)

  • El Cabanyal – Las Arenas
  • La Malvarrosa

IMEDIAÇÕES (região sul)

  • L’Arbre del Gos
  • El Saler
  • La Garrofera
  • La Devesa

Parque Natural da Albufeira de Valência

Para além de todas as atrações no centro da cidade e de todas as praias de Valência, a sul do porto marítimo ainda existe uma atmosfera distinta repleta de arrozais e natureza.

Um dos pontos turísticos, é sem dúvida a lagoa costeira – a Albufeira de Valência. É uma das zonas mais valiosas da comunidade valenciana, pois é lá que habitam inúmeras espécies, incluindo espécies ameaçadas.

Características:

  • Localizada a cerca de 10 km de distância do centro da cidade
  • Possui uma profundidade média de 1 metro
  • Composta por 6 ilhotas que abrigam vegetação densa
Albufera de Valência

Dica: Passeios de barco

Que tal um passeio de barco? Os passeios de barco pela lagoa costeira são muito populares, principalmente ao pôr do sol. É imperdível fazer este passeio de barco.

Sem dúvida um momento extraordinário marcado por um crepúsculo espetacular. Parece um oásis cercado por campos e plantações de arroz.

Nas proximidades, localizam-se algumas regiões muito pitorescas como El Saler e El Palmar. Locais onde a paella é comida com gosto pelos habitantes e turistas.

Embora seja um mais afastado do centro é um lugar extremamente bonito e tranquilo para passar um dia em cheio com direito a jantar.

Não é segredo para ninguém que Valência ficou no meu coração, e que aconselho vivamente uma visita a esta maravilhosa cidade mediterrânica.

Sinceramente, foi uma experiência incrível de onde desfrutei momentos verdadeiramente bons!

Portanto, se quiseres ficar a par de todos os detalhes da cidade, lê também o Guia de Viagem Completo sobre Valência. Vais encontrar todas as informações que precisas – como chegar, como te deslocares, onde dormir e comer e ainda uma lista completa de o que fazer durante a tua estadia.

 

Planeia a tua próxima viagem

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o wander life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo. 

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡

Valência

Queres viajar mais e melhor?

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos!

Parabéns. Já fazes parte da lista das melhores dicas de viagem!

Pin It on Pinterest

Share This