o que visitar em arcos de valdevez

Visitar o Paço de Giela é como embarcar numa pequena viagem ao passado do concelho de Arcos de Valdevez.

Este lugar representa um património arqueológico muito rico e interessante de habitação nobre em meio rural na altura da nossa Idade Média.  

Local que, muito antes, atuava como um pequeno castelo rural com o objetivo de controlar e defender este instável território de fronteira.​

paço de giela

Atualmente, é possível ver no Paço de Giela a torre medieval, assim como o corpo residencial com janelas manuelinas e entrada fortificada. Maioritariamente edificados no séc. XVI.

Um pouco antes, a torre representa uma edificação do século XIV que já foi uma substituição de outra existente do séc. XI. É incrível todo este passado ancestral!

Não é à toa que este pequeno castelo rural – um verdadeiro exemplar de arquitetura civil medieval privada – é hoje considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais. E a sua origem está verdadeiramente relacionada à formação da importante “Terra de Valdevez”.

paço de giela

Em 1999 o Paço de Giela foi adquirido pela Camara Municipal dos Arcos de Valdevez e em 2014 começa todo um projeto de reabilitação e valorização.

É uma bela e gigante iniciativa que devolve à comunidade parte da história deste lugar ancestral.

Hoje, graças a toda a tecnologia existente, é possível “beber” aqui um pouco de toda a história de forma didática e interativa.

Além disso, das intervenções realizadas para a requalificar este monumento, resultou um importante conjunto de restos de materiais. Desde cerâmicas, metal, vidro e elementos de pedra que refletem, mais uma vez, toda a longevidade deste lugar icónico.

Sem dúvida, um lugar que não podes perder na tua visita a Arcos de Valdevez ou arredores.​

paço de giela

Desenvolvimento do Paço de Giela

Na altura da construção da torre no séc. XIV, esta acumulava a função defensiva e habitacional composta por únicos pisos.

Ao longo dos séculos o Paço de Giela foi apresentando uma série de modificações, nomeadamente a de ampliação da estrutura.

Aquilo que era apenas uma torre, tornou-se numa construção com muitos compartimentos. Mas, foi apenas no início do século XVI – durante o viscondado de D. Francisco de Lima que a estrutura começa a ganhar a forma que conhecemos hoje.

paço de giela

Torre

Atualmente a torre do Paço de Giela traduz-se num espaço interativo muito agradável. Os adultos podem aproveitar para mergulhar no passado através de uma aplicação multimédia. Onde é possível acompanhar as diferentes fases de construção do monumento.

Já as crianças podem divertir-se a vestirem os pequenos fatos de guerreiros que representam as vestes da altura. É um programa para miúdos e graúdos!

Depois disso, tive oportunidade de ver um pequeno episódio marcante da história de Portugal – o Recontro de Valdevez. Muito bom! Se gostas de cultura e saber mais sobre a história de Portugal então vais adorar este pequeno cinema digital.

Recontro de Valdevez

Também conhecido como Torneiro de Valdevez. Este acontecimento, fundador da história nacional, ocorreu em 1141 quando D. Afonso Henriques invade e conquista território galego.

Provocando a ira de D. Afonso VII de Leão e Castela (seu primo), este entra com as suas forças imperiais em território portucalense, em muito maior número.

Desceu as montanhas do Soajo e encontrou-se com seu primo – D. Afonso Henriques em algures no Vale do Vez.

Na iminência certa de combate, eis que surge um dos maiores acontecimentos da história de Portugal. Um acordo comum, em que ambos aceitam abdicar do combate para dar lugar a um bafordo (torneiro medieval). Mais conhecido como Recontro de Valdevez.

Zona residencial do Paço de Giela

As restantes regiões do monumento também são bastante interessantes. Inclusivamente, a região da entrada principal está composta por pilares de aço que ajudam à caracterização acústica do lugar.

paço de giela

Informações sobre o Paço de Giela

Horário: Terça-feira a domingo: 10h/13h-14h/18h (no verão encerra às 19h)

Preços: gratuito para crianças dos 0-12 anos; 1€ para adultos.

Contactos: pacodegiela@cmav.pt

Gostei muito de visitar este pequeno castelo a céu aberto. Primeiro, porque é parte da nossa história, e segundo porque apresenta a informação de forma muito dinâmica e cativante. Um programa para toda a família!

Organiza a tua próxima viagem:

Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa.

Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld

As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.

Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.

Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.

Queres descobrir todos os recursos de viagem?

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡
o que visitar em arcos de valdevez

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This