o que visitar em arcos de valdevez
Queres conhecer a região Peneda-Gerês e procuras informações sobre o que visitar em Arcos de Valdevez? “Onde Portugal se Fez”!

Então prepara-te, porque preparei um artigo especialmente a pensar em ti. Com todas as informações importantes para te orientares na cidade e arredores.

Vais encontrar os melhores lugares para visitar em Arcos de Valdevez e nos arredores, onde dormir, comer e muito mais!

o que visitar em arcos de valdevez

Sobre Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez está situada a 100 km (cerca de 1 hora) da cidade do Porto e a 415 km de Lisboa (cerca de 3h40). Ambos os trajetos calculados pela autoestrada.

Esta vila minhota é um encanto e deixa muitas saudades aos viajantes que por aqui passam. Portanto, sejas tu de perto ou de longe da região de Arcos, este local deve constar obrigatoriamente na tua lista de destinos a conhecer em Portugal.

Neste roteiro de o que visitar em Arcos de Valdevez, vais perceber rapidamente que este destino é uma viagem ao mais profundo Portugal.

E uma verdadeira descoberta das maravilhas do Alto Minho. Uma imersão de história, cultura e paisagens incríveis!

o que visitar em arcos de valdevez
A cidade de Arcos usufrui de todas as maravilhas de estar às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês. As paisagens são deslumbrantes, a biodiversidade é vasta e a gastronomia deixa muita água.

Além disso, a região oferece boas condições para podermos degustar bons vinhos tintos da casta ‘vinhão’ e brancos da casta ‘loureiro’.

Para mim, visitar Arcos de Valdevez e os seus arredores fez-me ganhar muito mais conhecimento sobre Portugal e as nossas origens. Fez-me perceber mais sobre as encantadoras realidades e costumes deste simpático Alto Minho.

Aqui felizmente há turismo saudável. Existe uma mistura notável de natureza e monumentos que caracterizam a região. E a possibilidade da prática de desporto, como o trekking.

Além disso, ainda há muitas lagoas para descobrir e visitar em Arcos de Valdevez. Este é outro benefício de estar situado às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês.

o que visitar em arcos de valdevez

Quando visitar Arcos de Valdevez?

Felizmente não há apenas uma boa época para visitar esta região minhota. Existe muita diversidade na lista de o que visitar em Arcos de Valdevez e em cada estação do ano. Portanto, é sempre boa altura para visitar este município.

  • Durante o verão não é muito aconselhado grandes caminhadas, principalmente para principiantes e pouco conhecedores desta região. O calor é muito, e por isso pode tornar-se muito exaustivo e desagradável. Em todo o caso, é sempre uma boa altura. No verão, qualquer zona fica animada e propicia à romaria.
  • Eu confesso que visitei a região em setembro e foi excelente! As temperaturas estavam favoráveis a caminhadas e as paisagens estavam incríveis.
  • Outra época bastante bonita e interessante para conhecer o concelho de Arcos, é na altura da neve no inverno. O frio, a neve dá um charme e outra ótica desta região.
  • Por outro lado, a primavera é sempre muito encantadora. Alegre, viva e com muita água a correr nas cascatas! Para amantes de cascatas assim como eu, esta altura deve ser maravilhosa!
o que visitar em arcos de valdevez

Festividades na região de Arcos de Valdevez

Neste guia de o que visitar em Arcos de Valdevez, também deixo algumas sugestões e datas de romarias que ocorrem durante o ano. Estes eventos representam a história e as características deste município do Alto Minho.

  • Romaria de Nossa Senhora do Castelo – decorre de 14-17 maio – é um dos cultos mais ancestrais e importantes deste concelho. Movimenta mesmo muitas pessoas e é bastante bonito, porque há ruas que ficam decoradas encantadoramente com verdadeiros tapetes de flores.
  • Festivinhão – decorre entre maio/junho – promovido pela Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez. Uma associação que envolve os vitivinicultores e produtores agroalimentares artesanais deste concelho para promoção da tradição, excelente gastronomia e vinhos típicos.
  • Feira de Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo – decorre entre julho/agosto – e prolonga-se por um fim de semana. Nesta altura, é possível provar todos os sabores e tradição dos produtos locais, integrados na marca “Terras do Vez”. Só para te dar água na boca, aqui não falta broa de milho (de cultivo próprio e original), laranja de Ermelo, carne da raça cachena e o feijão terrestre das Serras da Peneda e do Soajo. Devo dizer que provei as comidas típicas, e é tudo uma verdadeira delícia! Alguns destes produtos estão incluídos no catálogo mundial da “Slow Food Foundation” como é o caso do milho! Há muita coisa boa a acontecer por aqui, e isso deve-se ao esforço e grande união presente nesta região. Isso é perfeitamente percetível por onde passas!
  • Festas de Nossa Senhora da Lapa – decorre no segundo fim de semana de agosto – e é uma das festividades religiosas mais importantes do concelho de arcos.
  • Feira dos doces e do chocolate – decorre num fim de semana em dezembro. Outra sugestão interessante no guia de o que visitar em Arcos de Valdevez é esta feirinha do chocolate. Nesta altura queremos boas delícias para confortar o corpo do frio, portanto nada melhor do que aproveitá-la durante a visita. Pelo que percebi, aqui reúne-se toda a boa doçaria tradicional arcuense e os mais conceituados mestres chocolateiros da região. Além de poderes aproveitar toda a doçaria disponível, também há workshops, animação infantil, grupos de música e teatro a atuar.
o que visitar em arcos de valdevez

Onde dormir no concelho Arcos de Valdevez?

Existem algumas e boas opções de alojamento em Arcos de Valdevez. Eu pessoalmente fiquei hospedada no hotel Ribeira Collection Hotel (4 estrelas) e gostei bastante.

Além de ser a melhor localização o hotel é bastante confortável e ainda tem uma vista fantástica para o rio Vez e a Ponte Velha (construção do século XIX).​

o que visitar em arcos de valdevez

Descobre Já os Melhores Hotéis em Arcos de Valdevez

O que visitar em Arcos de Valdevez

Agora sim, começa a verdadeira lista de o que visitar em Arcos de Valdevez. Espero que te ajude a organizar as ideias e a selecionar o melhor da tua viagem!

Preparei todo o guia de acordo com o que mais gostei da minha viagem a esta região milenar do Alto-Minho.​

Embora possa parecer que Arcos de Valdevez não seja muito grande, há muita coisa riqueza histórica interessante para ver e conhecer. Não apenas no centro da vila, mas também nos seus arredores.

Ponte Velha | O que visitar em Arcos de Valdevez

A Ponte Velha ou Ponte da Vila é um dos pontos de interesse para visitar em Arcos de Valdevez. Faz a ligação entre as duas margens da vila.

Como referi anteriormente, esta ponte é um símbolo do séc. XIX e, incrivelmente, foi uma substituição integral de um exemplar de origem medieval.

Trata-se de uma estrutura romântica que nos remete para uma edificação entre final do século XII e início do séc. XIII.

Este foi o primeiro lugar que conheci, uma vez que o hotel fica localizado mesmo junto a uma das margens do rio. Por isso, como podes perceber a vista é mesmo muito bonita.

É um lugar ideal para tirar fotografias à área envolvente e tentar captar algumas das lontras que, por vezes, dão o ar da sua graça no rio Vez. Embora não tenha tirado nenhuma fotografia, tive a oportunidade de vê-las. Top mesmo!

Ainda nesta ponte, mais especificamente localizado na região sul, é possível observar o Cruzeiro do Senhor dos Milagres. A imagem é a representação de Cristo, mandada construir em 1831 por solicitação do povo.

Além do seu cariz religioso, estas imagens eram frequentes em locais de travessia, servindo de marcos de caminho.

Igreja de S. Paio | O que visitar em Arcos de Valdevez

Ainda nesta margem, vale a pena passar para conhecer a Igreja de S. Paio. É uma bonita edificação, composta na sua parte frontal por uma série de azulejos tipicamente portugueses.

Igreja e Cruzeiro da Misericórdia | O que visitar em Arcos de Valdevez 

A Igreja da Misericórdia foi o primeiro templo a erguer-se na vila (em 1595) e preserva uma bonita fachada barroca.

O Cruzeiro construído mesmo em frente à igreja é um exemplar do séc. XVIII com representações da vida de Cristo.

Como podes perceber existem elementos muito antigos e interessantes!

o que visitar em arcos de valdevez

Relógio de Água | O que visitar em Arcos de Valdevez

O Relógio de Água é mais um ponto de interesse do guia sobre o que visitar em Arcos de Valdevez.

Pelo caminho vais conhecendo as ruas e belos edifícios que caracterizam o centro histórico de Arcos. E, bem no Largo da Lapa está este relógio de água, considerado o ex-libris do centro histórico! E não é à toa.

Porque esta fonte dá mesmo horas! É bastante interessante: a fonte tem 48 jatos de água verticais, sendo que cada jato assinala a passagem de intervalos de 15 minutos. Representando cada bloco 1 hora.

visitar beja

Igreja da Lapa | O que visitar em Arcos de Valdevez

Ainda no Largo da Lapa, está localizada a Igreja da Lapa. Uma bonita edificação de origem beirã que terá chegado á vila no ano de 1758.

É mesmo um templo original e bonito que confere ainda mais ‘conforto’ a este largo. O seu interior é um exemplar típico do estilo Rococó.

Capela de Nossa Senhora da Conceição | O que visitar em Arcos de Valdevez

Este é o monumento mais antigo da vila de Arcos, portanto como é fácil de constatar não poderia ficar de fora da lista de o que visitar em Arcos de Valdevez.

Trata-se de uma capela funerária provavelmente construída ainda no final do séc. XIV, na transição entre o romântico e gótico.

Pelourinho e Praça Municipal de Arcos de Valdevez

Mesmo na Praça Municipal está localizado o Pelourinho de Arcos de Valdevez. Segundo a história, D. Manuel I terá concedido foral à vila no ano de 1515, o que impulsionou a construção deste elemento.

É um exemplar singular decorado com escudos nacionais e esferas armilares. Lugar muito agradável, assim como toda a restante vila!

o que visitar em arcos de valdevez

Igreja Matriz de Arcos de Valdevez

Logo adiante do Pelourinho, é possível observar a Igreja Matriz. Mais um símbolo a não perder da lista o que visitar em Arcos de Valdevez.

Esta igreja foi manda construir em 1690 por D. Pedro II, sobre os alicerces de um templo anterior, provavelmente medieval. Mais tarde, foi edificada a capela do Calvário com interior em estilo Rococó.

É incrível a quantidade de construções históricas presentes nesta pequena vila de Arcos. Praticamente todas as ruas nos remetem para uma viagem no tempo.

Igreja do Espírito Santo

Depois da Igreja Matriz e o jardim dos Centenários, localizado mesmo em frente à Biblioteca e Casa das Artes, é possível descobrir a Igreja do Espírito Santo.

Este edifício de 1681, é um elemento de tradição maneirista com um interior rico em exemplares de talha e pintura dos finais do séc. XVII. Vale muito a pena chegar até aqui para ver esta pequena riqueza!

Praia Fluvial da Valeta

Este é um ponto de interesse especialmente no verão, no entanto não deixa de ser atraente em outras épocas do ano. É curiosa a estrutura e localização da praia, por isso deve ser um ponto a visitar. E se for no verão tanto melhor!

O regresso pode ser feito pela zona ribeirinha.

Na região ribeirinha é possível desfrutar de sombras, regiões verdes, parques infantis e esplanadas. Tudo com vista para o rio Vez! Muito bom!

Outras sugestões do que ver e fazer em Arcos

Como já fiz referência anteriormente, além da vila de Arcos há muito mais para conhecer. O concelho é muito rico em paisagem e estruturas monumentais que nos fazem andar para trás no tempo.

Esta região do Alto Minho está banhada em grandes acontecimentos históricos e tradição curiosa. E sem dúvida merece total atenção.

Assim sendo, neste tópico do guia sobre o que visitar em Arcos de Valdevez decidi acrescentar mais uma das melhores partes da viagem. Vamos lá?

Paço de Giela

Fora do centro, a pouco mais de 2 km de distância da vila, está localizado o famoso Paço de Giela.

Esta construção é um perfeito exemplar de arquitetura civil privada medieval e moderna, considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais.

A origem deste monumento está profundamente ligada à formação da importante “Terra de Valdevez”, daí ter toda a sua relevância histórica.

Por meio de um projeto inovador do concelho, esta espécie de Castelo, foi totalmente recuperado.

Por dentro está munido por toda a representação histórica que lhe é inerente, e ao mesmo tempo encara a modernidade de forma exemplar com equipamentos digitais que nos ajudam a viajar no tempo.

Este é sem dúvida um ponto muito interessante e obrigatório da lista o que visitar em Arcos de Valdevez! Gostei muito.

Ecovia do Vez

Este é mais um ponto chave no guia o que visitar em Arcos de Valdevez.

Posso afirmar genuinamente que esta Ecovia é uma das mais bonitas e naturais que já conheci. Os passadiços em madeira só estão presentes em locais onde são mesmo necessários. Tudo o resto é percurso natural.

Portanto, se gostas de BTT e trekking então vais adorar conhecer toda a envolvência da Ecovia do Vez. Além disso, é completamente gratuita. Não tens de pagar em circunstância alguma.

o que visitar em arcos de valdevez

Porta do Mezio

A Porta do Mezio fica a cerca de 13 km de Arcos de Valdevez, e é uma das 5 portas de entrada para o Parque Nacional Peneda-Gerês.

Neste lugar podes encontrar toda a informação necessária para desfrutares ao máximo da tua visita pelo extremo norte de Portugal, se pretenderes ir mais além.

Dispõem de informação úteis se tiveres interesse em conhecer as florestas e/ou montes da região. Além disso, ainda é um lugar onde te divertir com a família e amigos.

Eu visitei a Porta do Mezio no período da noite, e devo dizer que foi fantástico. Fizemos observação das estrelas e planetas ao telescópio. Foi top!

A Porta do Mezio dedica-se a promover e a dinamizar este lugar mágico que é a Peneda-Gerês. Portanto, não deixes de visitá-lo e perceber que tipo de atividades te podem interessar na tua visita.

Baloiço do Mezio

Mesmo muito próximo da Porta do Mezio, situa-se um baloiço encantador – o Baloiço do Mezio.

Tem uma paisagem e sossego incríveis e um por do sol inesquecível. As imagens falam por sim. Vale mesmo muito passar para conhecer este lugar.

o que visitar em arcos de valdevez
o que visitar em arcos de valdevez

Organiza a tua próxima viagem:

Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa.

Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld

As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.

Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.

Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.

Queres descobrir todos os recursos de viagem?

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡
o que visitar em arcos de valdevez

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This