Já ouviste falar da Praia dos Coelhos? Um dos grandes pontos fortes da Serra da Arrábida, é sem dúvida as suas praias exuberantes de areia clara e águas cristalinas. Aqui, a Serra e o Mar unem-se para dar forma ao magnífico Parque Natural da Serra da Arrábida.

Um lugar que inspira pelas suas paisagens e praias de características únicas em Portugal.  E a Praia dos Coelhos é a prova viva de que existem realmente praias idílicas no nosso país.

Por ser uma praia selvagem, os Coelhos não oferecem qualquer tipo de serviços nem vigilância durante a época balnear.

Portanto, neste artigo, vou mostrar-te como podes chegar à Praia dos Coelhos no verão e porque não podes perder a oportunidade de conhecer esta fabulosa praia da arrábida!

Praia dos Coelhos

Esta praia fica localizada entre a Praia de Galapinhos e a Praia do Creiro, sendo possível atravessá-las por meio de uma caminhada, em maré vaza. O que pode ser uma ótima atividade, se não gostares de permanecer muito tempo estendida na toalha.

Portanto, se procuras mais aventura e novas paisagens, sem dúvida, a praia dos Coelhos é uma excelente alternativa! Além das paisagens panorâmicas, podes fazer caminhadas à beira-mar, mergulhar muito e desfrutar do calor e das boas energias da natureza.

praia dos coelhos

Durante o verão as praias mais conhecidas ficam bem cheias, portanto também pode ser uma forma de te refugiares um pouco das massas.

Mas, atenção, porque embora o acesso não leve muitas pessoas a visitá-la, a sua tendência natural desta praia é ficar bem composta rapidamente. Digo isto, porque a Praia dos Coelhos é bastante pequena, portanto é fácil ficar lotada.

É uma pequena enseada com águas cristalinas e vegetação em redor da areia branca. Um verdadeiro paraíso! Bora lá?

Acesso à Praia dos Coelhos

A Praia dos Coelhos fica localizada a cerca de 10 km de distância da cidade de Setúbal, a 15 km de Azeitão e a 25 km da vila de Sesimbra.

O percurso a partir da cidade de Setúbal é fantástico. Tem uma paisagem lindíssima para o mar, e a Península de Troia acompanha praticamente todo o trajeto. Por isso, quanto a paisagens, está garantido (mesmo!).

praia dos coelhos

Como Chegar à Praia dos Coelhos no Verão

É importante saberes que, durante a época balnear, o troço da estrada que liga as praias da Figueirinha-Creiro fica interdito (em horário das 08h00-20h00).

Então, neste período de verão só circulam por aqui motociclos, viaturas autorizadas e autocarros (vaivéns) com frequência de 20 minutos.

localização praias

Portanto, tens 4 hipóteses:

  • saíres de Setúbal e estacionares na Praia da Figueirinha. Depois disso, conseguirás aceder aos Coelhos a pé (5 km ida-volta) ou de autocarro (vaivém) – gratuito e com uma frequência de 20 minutos.
  • saíres de Azeitão e estacionares o carro do lado do Portinho da Arrábida. Depois disso, poderás chegar à praia dos Coelhos a pé (900m ida-volta se conseguires estacionar perto do Creiro). Ou então podes ir de vaivém gratuito.
  • circulares de carro fora do horário condicionado
  • apanhares os autocarros que saem de Setúbal ou de Azeitão em direção às praias (de Azeitão é necessária marcação prévia).
praia dos coelhos

Informa-te ao detalhe sobre as melhores alternativas no site oficial da Câmara de Setúbal.

No entanto, se não fores durante os meses de verão, não há stresses com condicionamento de trânsito. Portanto, estás completamente à vontade. E se assim for, segues pela estrada até ao percurso assinalado no mapa, estacionas e começas a caminhada rumo à Praia dos Coelhos.

Se gostas de praia, aventura e paisagens panorâmicas, tenho a certeza de que vais adorar esta experiência. E acredita, ainda há muita coisa para explorares na Serra da Arrábida!

Trilho para a Praia dos Coelhos

Depois de chegares ao ponto de início do percurso (seja de carro, a pé ou de autocarro) são cerca de 400 metros de caminhada pelo trilho que dá acesso à inspiradora Praia dos Coelhos. Apesar de selvagem, o caminho pela encosta abaixo é intuitivo e não oferece grandes dificuldades.

E por entre paisagens vista mar, vegetação, águas cristalinas e areia branca a sensação que fica no final é a de grande alegria e gratidão! Afinal, não é todos os dias que temos a oportunidade de contemplar uma natureza tão pura e maravilhosa.

E se quiseres conhecer também uma gruta dos piratas, explico-te tudo no artigo sobre a Gruta de Santa Margarida da Lapa.

praia dos coelhos

O que fazer nos Coelhos

  • Mergulhar e desfrutar das águas cristalinas e azul-turquesa dos Coelhos
  • Fazer snorkeling e nadar nas águas calmas da arrábida
  • Conhecer as praias vizinhas – a Praia de Galapos/Galapinhos e a Praia do Creiro. Em maré-baixa consegues visitá-las tranquilamente.
  • Passear até Galapos e desfrutar de uma bebida refrescante no bar muito descontraído. Disponibiliza uma grande variedade de produtos – refeições, sandes, bebidas, cocktails, etc.
  • Desfrutar do sol, calor, paisagem e boa disposição.
  • Tirar muitas fotografias para registar momentos únicos como este!
praia de galapinhos

O que Levar para a Praia dos Coelhos

  • A Praia dos Coelhos é uma praia selvagem, portanto não há qualquer tipo de serviços de bar/restauração. E, tendo em conta o facto de não haver nada por perto para comprar comida ou água, aconselho-te mesmo levares o seguinte:

    • Lanche e água adequados para o tempo de permanência na praia
    • Toalha de praia
    • Óculos de sol
    • Protetor solar para o corpo e rosto
    • Saco para o lixo: item muito importante. Não contribuas para a pegada ecológica. A natureza é linda, sim, e temos o direito de a contemplar, claro. Mas, também temos o dever de a respeitar e para isso basta-nos não poluirmos.
    • Máquina fotográfica/telemóvel para registares este momento único
    • Material de snorkeling ou raquetes (se gostares deste tipo de atividade na praia)

Organiza a tua próxima viagem:

Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa. Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld

As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.

Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.

Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.

Queres descobrir todos os recursos de viagem?

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This