Queres conhecer uma das praias mais bonitas e inspiradoras de Portugal? Então tens mesmo de conhecer a Praia de Galapinhos – localizada no sopé da Serra da Arrábida. Uma das praias mais belas por onde já passei. Não só pela água, mas por toda a sua envolvência peculiar entre serra e mar.

Não foi à toa que Galapinhos ganhou o título de Melhor Praia da Europa em 2017 pelo site European Best Destination. O concurso envolvia um total de 15 praias e 6 países – Portugal, Espanha, Grécia, Itália, França (Córsega) e Croácia. E a Praia de Galapinhos foi destacada como “a praia perfeita numa paisagem natural intacta”.

E é precisamente isso que vais encontrar nesta praia da arrábida – pura natureza. Um verdadeiro paraíso secreto que foi revelado, e que continua nas bocas do mundo pelos melhores motivos.

praia de galapinhos

E além de toda a sua envolvência natural, a praia ainda tem areia branca e águas límpidas em tons de azul-turquesa. É calma e perfeita para mergulhares e nadares.

Por isso, se ainda não conheces esta pérola, o meu conselho é para a incluíres já na tua lista de objetivos para este ano. Vais ver como a Praia de Galapinhos é um fenómeno único!

Ou se estás de visita a Portugal, podes facilmente incluí-la no teu roteiro, porque de Lisboa aqui são cerca de 60 km de distância.

praia de galapinhos

Além desta praia, ainda podes visitar tudo o que a Serra da Arrábida tem para te oferecer. Há muitas outras praias na arrábida para explorares, como a Praia dos Coelhos. E ainda muitas outras atrações para explorares e contemplares. Há imensos miradouros, grutas, trilhos e muito mais.

A Arrábida é sem dúvida um dos cenários mais impressionantes a que podemos aceder em Portugal. Há biodiversidade, aventura, praias deslumbrantes, e uma tranquilidade inigualável.

Acesso à Praia de Galapinhos

A Praia de Galapinhos fica localizada a 60 km de Lisboa, 10 km de Setúbal, 15 km de Azeitão e a 24 km de distância da vila de Sesimbra.

De Setúbal a Galapinhos o percurso é muito rápido e a paisagem é fantástica, porque avistas a serra de um lado, e o mar do outro. Uma paisagem linda e encantadora para a Península de Tróia que inspira qualquer pessoa!

Galapinhos fica localizada entre as Praias de Galapos e dos Coelhos. E quando a maré está vazia é possível atravessá-las a pé. É um passeio muito agradável, especialmente se fores dando uns mergulhos pelo caminho!

praia de galapinhos

Como chegar à Praia de Galapinhos em época balnear

Durante todo o verão, o troço da estrada que liga a Praia da Figueirinha à Praia do Creiro fica condicionado. E portanto, só podem circular autocarros, motociclos e viaturas autorizadas (no horário entre as 08h00-20h00).

Portanto, se te deslocares de carro tens 2 opções:

  • saíres de Setúbal e estacionares na Praia da Figueirinha. Depois disso, conseguirás aceder a Galapinhos a pé (4,4 km ida-volta) ou de autocarro (vaivém) – gratuito e com uma frequência de 20 minutos.
  • saíres de Azeitão e estacionares do lado do Portinho da Arrábida. Depois disso, poderás chegar à praia de Galapinhos a pé (1 km ida-volta se conseguires estacionar perto do Creiro). Ou então podes ir de vaivém gratuito.

Fora isso, as possibilidades são circulares de carro fora do horário condicionado. Ou então, apanhares os autocarros que saem de Setúbal diariamente ou de Azeitão (por via de marcação).

Trilho para a Praia de Galapinhos

Depois de chegares ao ponto que dá acesso à praia, o caminho é feito por meio de trilho pedestre.

É importante salientar que, embora a Praia de Galapinhos se tenha tornado numa praia vigiada, continua a ter um acesso selvagem. E, por um lado, ainda bem que assim é. Porque, acho que perderia todo o seu encanto natural, se lhe implementassem grandes infraestruturas.

Portanto, embora seja uma praia com entrada assinalada, o percurso é feito pelo meio da vegetação e, no final, tem uma descida íngreme em escadaria de madeira (com bastante deterioração).

A descer todos os santos ajudam, mas a subir pode ser um pouco cansativo. Mas nada de mais. Nem nada que não compense fazer o percurso por trilho.

Quando chegares ao alto da escadaria e acederes a esta paisagem deslumbrante vais perceber rapidamente daquilo que estou a falar. É mesmo um lugar incrível com água límpida e areia muito macia!

 O que fazer na Praia de Galapinhos

  • Mergulhar e desfrutar das águas cristalinas e azul-turquesa de Galapinhos
  • Fazer snorkeling e nadar nas águas calmas da arrábida
  • Conhecer as praias vizinhas – a Praia de Galapos e a Praia dos Coelhos. Facilmente, consegues aceder em maré-baixa ou a nado.
  • Passear até Galapos e desfrutar de uma bebida refrescante no bar muito descontraído. Disponibiliza uma grande variedade de produtos – refeições, sandes, bebidas, cocktails, etc. Para além de ser um lugar muito agradável com uma vista espetacular.
  • Percorrer um pequeno trilho de poucos metros, junto à costa (localizado no lado direto no sentido de quem chega à praia). Este trilho vai dar a um pequeno miradouro com uma vista maravilhosa para a Praia dos Coelhos e as suas águas cristalinas.
  • Desfrutar do sol, calor, paisagem e boa disposição.
  • Tirar muitas fotografias para registar o momento!
praia de galapinhos

O que levar para a Praia de Galapinhos

  • Chapéu de sol
  • Comida e água adequados ao tempo de permanência na praia – se fores em época balnear podes aceder ao quiosque para comprar alguma coisa, ou deslocares-te até Galapos. Mas, fora da época balnear não há estabelecimentos abertos, portanto, convém levares uns snacks e água
  • Óculos de sol
  • Protetor solar para o corpo e rosto
  • Saco do lixo ou algo que o valha. É importante preservarmos a natureza para que esta nos continue a presentear com a sua beleza. Portanto, vamos minimizar ao máximo o nosso rasto nestes lugares tão poderosos.

Organiza a tua próxima viagem:

Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa. Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld

As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.

Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.

Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.

Queres descobrir todos os recursos de viagem?

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡
praia de galapinhos

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This