Vem conhecer os melhores miradouros do Douro Internacional ! O Parque Natural do Douro Internacional é um dos lugares mais bonitos e colossais a que podemos aceder no Norte de Portugal. E por isso, tenho a certeza que não deixa nenhum visitante indiferente.

Naturalmente, as pessoas têm tendência a visitar lugares mais badalados e a fazerem roteiros mais comerciais. Mas, se gostas de aventura, natureza e paisagens soberbas, então sugiro que faças a rota dos miradouros do Douro Internacional.

miradouros do douro internacional

E se já conheces o Douro Vinhateiro, então espera até conhecer toda a beleza e magnitude do Douro Internacional. Um douro fronteiriço que separa Portugal de Espanha. E que possui uma biodiversidade de valor científico incalculável.

O Douro Internacional é toda uma experiência!

Por isso, neste artigo vou mostrar-te um pouco da grandeza deste Parque Natural e os melhores miradouros do Douro Internacional. Por baixo da descrição dos miradouros vou deixar as indicações com as coordenadas GPS.

Preparada para a aventura?

Onde fica o Parque Natural do Douro Internacional?

O Douro Internacional localiza-se no extremo leste das Terras de Trás-os-Montes e consiste no corredor fluvial dos rios Douro e Águeda. Rios esses que delimitam a fronteira entre Portugal e Espanha.

O Parque Natural tem uma área de 86.835 ha e abrange cinco municípios. Sendo que mais de 50% pertencem aos municípios de Miranda do Douro e Mogadouro.

Este território caracteriza-se pelo seu clima seco e paisagens agrestes em vales escarpados. Só para teres uma noção, aqui, o rio estreita-se e as falésias afundam-se de tal forma que chegam a atingir mais de 600 metros de altitude.

E esta característica única valeu ao Douro Internacional, o título de Grand Canyon da Península Ibérica. Além de ser uma das áreas mais selvagens do sul da Europa.

Portanto, como vês, é fácil ficar sem palavras perante toda esta abundância natural. E realmente consegue roubar-me as palavras!

Porque, estou a escrever, e por vezes sinto que se torna desafiante transmitir todo o cenário que vejo e que está na minha cabeça.

Mas, aquilo que posso dizer é que esta região de Portugal, apresenta realmente formas, contornos e paisagens muito particulares. E que por isso, transcendem o óbvio.

Porque, de facto, esta região tem um valor cénico incalculável!

Melhores Miradouros do Douro Internacional

Portanto, ao longo da linha do Douro, que se estende desde Paradela até Sendim, vais ter a oportunidade de passar pelos inúmeros miradouros do Douro Internacional.

Além dos Miradouros e de toda a paisagem envolvente, vais ter acesso a muita biodiversidade de espécies vegetais e animais. Sendo que as aves têm grande destaque nas arribas do Douro Internacional.

Por isso, prepara-te para o grande desfile de aves que circulam e dominam os céus e as encostas do Grand Canyon.

Avifauna: o Douro Internacional está cheio de biodiversidade. E apresenta em destaque as extraordinárias comunidades de avifauna rupícola. As espécies mais emblemáticas de Portugal são o grifo (Gyps fulvus), o abutre-do-Egito (Neophron percnopterus), a águia-real (Aquila chrysaetos), a água-de-Bonelli (Hieraaetus fasciatus), o falcão-peregrino (Falco peregrinus), a cegonha-preta (Ciconia nigra) e o bufo-real (Bubo bubo).

Aqui, vou deixar-te toda a informação relevante e muitas dicas para poderes consultar. Os miradouros apresentados são aqueles que considerei mais impactantes a nível paisagístico. E para facilitar, estão por ordem de Norte a Sul.

E espero, sinceramente, que desfrutes muito desta aventura pelas Terras de Trás-os-Montes!

Miradouro São João das Arribas (Aldeia Nova – Miranda do Douro)

Este foi o primeiro miradouro do Douro Internacional que conheci. E a razão prende-se também pelo facto de ter escolhido a Aldeia Nova para me hospedar. Depois disso, fui explorando de norte para sul todos os miradouros acessíveis.

miradouros do douro internacional

Depois de ter dado um breve passeio pela Aldeia Nova, segui rumo ao trilho de São João das Arribas. Trilho esse, que dá acesso ao Miradouro de São João das Arribas. O percurso tem 3 km e é de dificuldade bastante fácil. Até porque o caminho é praticamente todo plano.

Mas atenção, podes sempre deslocar-te de carro ao miradouro. No entanto, aconselho fazeres o trilho. Porque, ao longo do trajeto vais ter a oportunidade de ver muita paisagem e biodiversidade.

miradouros do douro internacional

Eu tive a felicidade de ver inúmeras espécies de aves pelo caminho. E felizmente consegui ver em pormenor e identificá-las, porque tinha binóculos. Vi águias-reais, grifos, abutres-do-Egipto e cegonhas-pretas! Espetacular, não achas?

Relativamente ao Miradouro de São João das Arribas, acho que as imagens falam por si. É soberbo toda esta magnitude de paisagem! 

Tens sítio para te sentares e desfrutar da vista, sem pressas, ao som dos pássaros e da BBC vida selvagem ao vivo. Por isso, aproveita o máximo possível e agradece toda a beleza!

Altitude: 646 m

Miranda do Douro-São João das Arribas: 8,2 km (15 minutos)

Coordenadas GPS Miradouro São João das Arribas

N 41.539661 W 6.222336

Miradouro do Castro (Vale de Águia – Miranda do Douro)

O Miradouro do Castro ou Castrilhouço fica localizado a cerca de 2 km da aldeia Vale da Águia. E a 2,6 km de distância do centro da cidade de Miranda do Douro.

O acesso é feito por estrada de alcatrão. Entretanto, quando chegares à entrada, vais encontrar uma estrada em terra batida com um pequeno parque de merendas. Se estiveres de carro, a melhor opção será estacionares aqui e seguires o resto a pé. O trilho não está identificado, mas consegues perceber pelas zonas mais pisadas. Uma vez no miradouro do Castro, desfruta!

Este miradouro não é, talvez, tão visitado como outros, mas é uma autêntica preciosidade! Neste ponto em específico, o rio ganha a forma de “U” e segue o seu curso natural. Deixando uma marca nos corações de quem passa e o contempla!

Altitude: 639 m

Miranda do Douro-Miradouro do Castro: 2,6 km (8 minutos)

Coordenadas GPS Miradouro do Castro

N 41.516360 W 6.259813

Miradouro da Concatedral (Cidade de Miranda do Douro)

Este não foi o primeiro miradouro do Douro Internacional que conheci. Mas, provavelmente poderá ser o teu, se decidires conhecer a cidade de Miranda do Douro. Uma cidade muito característica, simpática e cheia de pessoas hospitaleiras e atenciosas. Adorei conhecer um pouco deste lugar e de toda a cultura mirandesa.

O acesso ao miradouro é muito fácil, até porque fica localizado mesmo ao lado da Concatedral de Miranda do Douro. Portanto, se estiveres a visitar o centro histórico da cidade rapidamente o localizas.

miradouros do douro internacional

Não há dúvida de que aqui em Miranda do Douro ninguém fica desolado com falta de natureza ou paisagens. Isto porque, de repente, podes-te sentar num banco e desfrutar de todo um cenário maravilhoso!

Coordenadas GPS Miradouro da Concatedral

N 41.493290 W 6.272994

Miradouro da Freixiosa (Freixiosa – Miranda do Douro)

A poucos metros do centro da aldeia da Freixiosa localiza-se mais um dos espetaculares miradouros do Douro Internacional. De Miranda até à aldeia da Freixiosa são apenas 11,5 km. Portanto, rapidamente chegarás até aqui.

Uma vez na Freixiosa, segue as indicações para o miradouro (cerca de 1 km). Esse percurso é feito em estrada de terra batida, sem problemas. No entanto, à medida que avanças, vais perceber que o declive da estrada começa a aumentar. 

Por isso, a minha sugestão é, quando começares a ver que a inclinação é demasiado elevada, estaciona e segue o resto a pé.

miradouros do douro internacional

Depois de alguma caminhada, prepara-te para assistires a mais um dos muitos cenários deslumbrantes do Douro Internacional. É um miradouro selvagem, cujo último vestígio de mão humana, é apenas o gradeamento em ferro para auxílio dos visitantes.

O miradouro fica mesmo no cimo dos gigantescos batólitos. Aí, podes sentar-te e apreciar o momento com toda a calma e conexão do mundo!

Altitude: 639 m

Miranda do Douro-Miradouro do Castro: 2,6 km (8 minutos)

Coordenadas GPS Miradouro da Freixiosa

N 41.422547 W 6.310150

Miradouro da Fraga Amarela (Vila Chã de Braciosa – Miranda do Douro)

O miradouro da Fraga Amarela fica localizado em Vila Chã da Braciosa. Mesmo no limite entre as freguesias de Vila Chã e Picote. E posso dizer que se trata de um verdadeiro espetáculo da natureza.

Chegada a Picote, segue pela estrada que dá acesso à barragem de Picote. Entretanto, pouco depois de saíres da aldeia, vão aparecer indicações para voltares à esquerda no sentido Castro da Cigadonha. Então, segue por essa estrada em terra batida entre azinheiras e sobreiros.

Do início desta estrada até ao miradouro da Fraga Amarela são cerca de 2,8 km de distância. Portanto, quando achares bem, podes estacionar e seguir o resto a pé. Este trilho é bastante agradável e de fácil acesso.

Antes de chegar ao miradouro, vais passar pelo Castro da Cigadonha. Sugiro que conheças, porque é um povoado do primeiro milénio a.C. 

Depois disso, segue o trilho em direção a sul – Miradouro da Fraga Amarela. Vais encontrar um miradouro magnífico com uma vista soberana para o Grand Canyon do Douro Internacional.

Este miradouro permite-te aceder a lugares bastante curiosos. Não só pelo povoado arqueológico, mas também pelas formas rochosas peculiares (tetinas). E, principalmente, por ser um ponto de grande qualidade para a observação de aves.

Portanto, se gostares de praticar birdwatching, vais querer conhecer o miradouro da Fraga Amarela. Um miradouro selvagem, absolutamente fabuloso. Assim, como praticamente todos os miradouros do Douro Internacional.

Altitude: 675 m

Miranda do Douro-Miradouro da Fraga Amarela: 23,5 km (28 minutos)

Dica: No caminho Castro da Cigadonha-Miradouro da Fraga Amarela, existe um outro ponto maravilhoso. Uma vista espetacular para uma cascata.

Coordenadas GPS Miradouro da Fraga Amarela

N 41.38853129985902 W 6.322016795166935

— Miradouro da Fraga do Puio (Picote – Miranda do Douro)

Para conheceres o miradouro da Fraga do Puio, basta seguires em direção à aldeia de Picote. Uma vez em Picote, segue em direção à Rua da Fraga do Puio onde podes estacionar o carro. A direção está assinalada, portanto, segue as indicações e em escassos metros chegarás ao miradouro.

A Fraga do Puio é um dos poucos miradouros do Douro Internacional que apresenta alguma infraestrutura. Uma plataforma em madeira e um miradouro completamente envidraçado, incluindo o chão.

miradouros do douro internacional

E apesar de ser uma infraestrutura considerável, manteve a grandiosidade paisagística do lugar. E ainda lhe deu um charme especial.

Da varanda envidraçada do miradouro de Picote, tens acesso a uma vista esplendorosa para o canhão fluvial do Douro!

Dá vontade de ficar aqui pra sempre. Só a desfrutar da vista e do som da natureza à nossa volta!

Altitude: 610 m

Miranda do Douro-Miradouro da Fraga do Puio: 18 km (22 minutos)

Coordenadas GPS Miradouro da Fraga do Puio

N 41.397417 W 6.367472

— Miradouro de Picões (Paredo da Bemposta – Mogadouro)

Dentro do município de Mogadouro, temos o miradouro de Picões que também merece destaque nesta rota pelos melhores miradouros do Douro Internacional. Até porque, está inserido em plena área protegida do Parque Natural do Douro Internacional.

Para chegares até ele, basta deslocares-te à aldeia de Peredo da Bemposta e seguir pela Rua da Trapa. Podes estacionar onde te der mais jeito e seguires o restante a pé. É muito rápido até a chegada ao miradouro de Picões.

Outra sugestão, é estacionares mesmo na aldeia e seguires o restante a pé. São apenas 2 km de distância, portanto se gostares de caminhadas é uma boa oportunidade para apanhar um bocadinho de ar e desfrutar do enquadramento natural.

Aqui vais ver em grande extensão o rio Douro a serpentear pelas arribas fora, tranquila e calmamente. O local tem um gradeamento para segurança dos visitantes.

Mais um ponto de grande interesse paisagístico nesta rota pelos melhores miradouros do Douro Internacional. Aproveita o passeio, as paisagens e toda esta envolvência com a natureza.

Altitude: 600 m

Miranda do Douro-Miradouro de Picões: 48 km (43 minutos)

Coordenadas GPS Miradouro de Picões

N 41.2558065 W 6.552899000000025

— Miradouro do Carrascalinho (Fornos – Freixo de Espada à Cinta)

Depois de entrar no município de Freixo Espada à Cinta, rumamos agora para o miradouro do Carrascalinho. Mais um paraíso paisagístico da rota dos miradouros do Douro Internacional.

Para chegares até este miradouro basta seguires em direção à aldeia de Fornos e deslocares-te pela estrada em terra batida que leva diretamente ao miradouro do Carrascalinho. São precisamente 3,1 km de distância entre a aldeia e o miradouro.

Portanto, podes estacionar na aldeia e fazeres o caminho pedestre. Ou então, podes seguir de carro tranquilamente até ao ponto de destino.

O miradouro do Carrascalinho é mais um exemplar avassalador daquilo que é o Parque Natural do Douro Internacional. Desfruta, mais uma vez, desta imensidão e riqueza natural. E aproveita toda esta envolvência para relaxares a mente e o corpo.

Altitude: 600 m

Miranda do Douro-Miradouro do Carrascalinho: 72 km (53 minutos)

Coordenadas GPS Miradouro do Carrascalinho

N 41°10’07.8″ W 6°43’55.1″

Estas foram as minhas sugestões dos melhores miradouros do Douro Internacional. Espero que gostes tanto como eu. E que desfrutes de toda esta maravilha que é o grandioso Parque Natural. Portanto, aproveita bastante e boa viagem!

Melhores Hotéis no Douro Internacional

Organiza a tua próxima viagem:

Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa. Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld

As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.

Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.

Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.

Queres descobrir todos os recursos de viagem?

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This