viajar sozinha

Estás a pensar fazer uma viagem sozinha? Então segue a leitura, porque preparei um manual prático com todas as dicas e informações úteis que te vão ajudar a viajar sozinha de forma segura e gratificante.

Eu sei que a maioria das pessoas se sentem inseguras ou com algum receio relativamente às viagens a solo. Afinal, se acontecer alguma coisa não temos ninguém conhecido que nos possa ajudar na viagem.

Mas, a verdade é que ao viajarmos sozinhos estamos a abrir portas para experiências únicas e marcantes nas nossas vidas.

Acredita, o maior desafio é tomar a decisão e comprar o bilhete. A seguir a isto, toda a aventura flui naturalmente.

para onde viajar em julho

Viajar sozinha permite novas experiências e possibilidades, principalmente, para conhecer destinos inesquecíveis de uma outra perspetiva.

Além da viagem em si – para conhecer cidades, países e pontos turísticos, estar sozinha durante esse período, proporciona também muito tempo para reflexão e autoconhecimento.

Além disso, proporciona grandes oportunidades:

  • conhecer pessoas novas
  • pensar fora da caixa
  • vencer medos pessoais
  • desenvolver novas habilidades
  • treinar o desenrasque

Fazer uma viagem sozinha pode ser uma boa forma de aprender mais com uma viagem e também sobre ti mesma. Estamos mais ligados a tudo o que se passa à nossa volta.

E existem várias maneiras de seguir viagem individualmente, seja através de pacotes de viagens, de mochila às costas ou de carro.

Por isso, neste artigo vou aprofundar um pouco mais sobre este tema que tanto tem crescido um pouco por todo o mundo.​

Vantagem de viajar sozinha?

Geralmente, ao viajarmos sozinhos ganhamos mais flexibilidade de horários e escolhas.

Podes optar por sair mais cedo ou mais tarde do hotel/alojamento para conhecer a cidade, podes refazer roteiros e descansar até à hora que quiseres.

Mas, felizmente não são apenas estes pequenos motivos que tornam – o viajar sozinha – uma experiência incrível e transformadora. Muito pelo contrário.

Autoconhecimento 

Viajar é sempre uma grande riqueza, independentemente se vamos sozinhas ou acompanhadas. Enriquece-nos a muitos níveis: intelectuais e mentais.

Faz-nos sentir mais relaxadas e tranquilas. Livres das pressões do dia a dia. Basicamente, viajar é uma bênção. Pelo menos é assim que encaro as viagens.

No entanto, esses sentimentos podem aumentar muito quando viajamos sozinhas. Isto, porque a nossa mente fica mais disponível para prestar atenção ao que nos rodeia, e principalmente a nós mesmas.

Ficamos mais sensíveis ao som das ondas, ao canto dos pássaros, aos diferentes aromas que existem nas cidades ou ao ar puro do campo.

E acima de tudo, ficamos mais sensíveis à forma como agimos ou como encaramos a viagem em si.

Sem dúvida, pode ser uma experiência de atenção e de autoconhecimento.

Sais da tua zona de conforto

Este tipo de viagem ajuda as pessoas que querem viajar sozinhas a libertarem-se dos seus ambientes rotineiros (casa, trabalho, família e desafios do dia a dia).

E além disso, obriga-te a desenrascares-te sozinha. Porque és tu e apenas tu em viagem. E é aí que começas a perceber que consegues tudo!

Permite-te fazer novos amigos

Tal como referi no início do artigo, este tipo de viagem é uma grande oportunidade para conhecer pessoas e fazer novas amizades.

Há mesmo muita gente a viajar sozinha e isso é incrível, porque torna mais fácil a interação entre pessoas.

Aumenta o teu foco no presente

Este motivo para viajar sozinha, no fundo, é uma consolidação daquilo que já referi algumas vezes ao longo do artigo.

Ajuda-te a prestares mais atenção aquilo que acontece à tua volta. Porque, muitas vezes, quando estamos acompanhamentos não conseguimos estar atentos a muitas coisas em viagem.

Isto permite a redução da ansiedade e dos medos, uma vez que estamos focados no momento presente.

Dicas essenciais para viajares sozinha

Para ti, que estás a ponderar fazer uma viagem sozinha, reuni uma série de dicas úteis que vão ajudar a melhorar a tua experiência em viagem.

Dentre elas estão: a possibilidade de estudar e dominar o idioma local, pesquisar e ler sobre o destino, planear a quantidade de roupas e acessórios que pretendes levar e selecionar com antecedência os lugares que pretendes visitar.

Partilha a tua localização e roteiro com os de casa

Apesar de todas as vantagens de viajar sozinha, há certas normas que devemos seguir para nossa segurança. E isto é válido até se fores fazer uma caminhada numa rota especifica no meio do campo a uns quilómetros de casa.

Ou seja, por questões de segurança deves partilhar sempre o teu destino e roteiro.

Leva o essencial para a tua viagem

Planeia bem aquilo que pretendes levar, e acima de tudo tenta reduzir a quantidade de material: seja roupa, sapatos, casacos, etc.

Lembra-te que não vais ter ninguém para te ajudar a levar a mala, portanto é bom não excederes o peso que és capaz de carregar.

Organiza a tua viagem com antecedência

Como vais viajar sozinha, para evitar surpresas, faz a reserva do alojamento com antecedência, mesmo que seja para um hotel ou hostel.

Além disso, é importante que escolhas um alojamento em local seguro. Portanto, faz uma boa pesquisa na internet antes de escolheres o primeiro hotel que aparecer.

Escolhe os melhores e mais seguros destinos para viajar sozinha

Mais uma vez, faz uma boa pesquisa e garante que o lugar para onde vais viajar é seguro.

Além disso (e muito importante), escolhe um lugar que tenha a ver contigo e que vá ao encontro do objetivo que tens para esta viagem a solo.

Melhores cidades para viajar sozinha

Aquilo que torna uma cidade num bom destino para viajar sozinha é entre muitos fatores: a segurança que a cidade oferece ao viajante e a qualidade e beleza do local.

Queres ficar a conhecer as melhores cidades para viajar sozinha? Então vamos lá às próximas dicas de viagem a solo.

Roma (Itália)

Para mim Roma é “a cidade”! É linda, cheia de atrações turísticas espalhadas por toda a cidade, é alegre, segura e facilmente percorrida a pé ou por transportes públicos.

Acredita é um destino perfeito, principalmente para quem está a começar nestas andanças das viagens a solo.

E sou sincera, não te vais sentir sozinha, as ruas são extremamente acolhedoras e há muito para apreciar em cada esquina.

viajar sozinha

Berlim (Alemanha)

Além de segura, Berlim é muito ativa e uma mistura do moderno com o histórico.

É uma cidade jovem, cheia de atrações e com facilidade para as deslocações. Há metro, comboio, autocarros e muitas bicicletas para alugar.

Vais gostar de passear pelas ruas de Berlim, dos pubs e de conhecer todas as atrações da cidade (que são muitas).

viajar sozinha

Valência (Espanha)

Valência é uma cidade adorável, quente, alegre, moderna, histórica e seguríssima. Não há que enganar, Valência reúne uma série de atividades e cultura.

Passeia pelo centro histórico, pelo jardim de 9 km onde as bicicletas, trotinetas elétricas são uma constante.

Há pessoas a praticar exercício, a passear os cães ou simplesmente a passear. E à noite este jardim continua a ser super seguro.

É uma cidade muito bonita, jovem, desafogada, cultural e muito ativa.

viajar sozinha

Lucerna (Suíça)

Bela Lucerna! No geral, a Suíça é muito segura e esta cidade não poderia deixar de o ser.

Se queres conhecer uma cidade linda, com uma vibração diferente e tranquila, então Lucerna pode ser uma sugestão muito boa.

É um pouco dispendiosa, mas acredita que vale muito a pena. Vais adorar todo o charme e enquadramento: o rio, a ponte Kapellbrucke, o centro histórico intacto, as fontes e muito mais.

A cidade oferece muitas atrações, museus e excelentes restaurantes.

Amesterdão (Holanda)

Mais uma cidade fantástica para escolher como destino para viajar sozinha. Amesterdão é linda, encantadora e cheia de pontos turísticos.

Aluga uma bicicleta e faz o teu melhor roteiro pela cidade holandesa. Acompanhada ou sozinha, Amesterdão é uma ótima cidade para viajar.

Espero que este manual te ajude a viajar mais e melhor. Se tiveres sugestões para apresentar, deixa nos comentários. Assim, ajudamo-nos uns aos outros.

Organiza a tua próxima viagem:

Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa.

Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld ou HotelsCombined (compara preços entre os melhores sites de viagens, inclusive o booking).

As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.

Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.

Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.

Queres descobrir todos os recursos de viagem?

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡
o que visitar em serpa

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This