Queres fazer uma viagem, mas não consegues tirar esse sonho do papel dos desejos de final de ano? Hoje vou partilhar contigo algumas dicas que funcionam comigo, e que certamente te vão ajudar, também, a juntar dinheiro para viajares mais! Eu sei que poupar dinheiro para fazer uma viagem é um objetivo ambicionado por muitas pessoas. Mas o segredo está em não desanimar! Segue as dicas e vais ver que, no final, vais colher os teus resultados.

Como poupar dinheiro para viajar?

Muitas vezes as semanas passam e o ordenado acaba, juntamente, com o final do mês. E nesse caso, poupar para fazer aquela viagem dos teus sonhos pode torna-se difícil. E assim se vão passando os meses, os anos, e nada acontece. Mas não desanimes! Com um pouco de método e planeamento é possível, sim, juntar dinheiro e fazeres as malas rumo à tua aventura! Acredita. Embora partilhe da opinião de que para viajar não seja necessária uma fortuna ou possuir uma conta bancária gordinha. Muito pelo contrário. É, sem sombra de dúvida, imprescindível possuir algum orçamento. Portanto, se queres ficar por dentro das dicas para poupar dinheiro para viajar, confere o texto até ao final. Trouxe-te 10 dicas eficazes para alcançares o teu grande objetivo – viajar!

10 dicas de como poupar dinheiro para viajar

 

1. Define uma meta – Escolhe e planeia o teu destino

O primeiro passo para quem quer atingir o objetivo de viajar, é ter uma meta! Saber quanto precisa poupar. E para isso, é preciso escolher o destino ou, pelo menos, selecionar alguns. Pensar em quantos dias pretendes ficar. E então, começar a pesquisar o preço dos bilhetes, possíveis hotéis, atrações turísticas do teu interesse, alimentação (caso não optes por regime tudo incluído no hotel). Depois de fazeres o somatório das despesas: bilhetes de avião + hotel + atrações turísticas + (alimentação). Então, terás a tua grande meta! Esse será o valor que terás de conseguir poupar para viajar.

2. Esquematiza os teus gastos mensais

Depois de definires a tua meta – o valor da tua viagem. O segundo passo é abrires uma folha de Excel no computador. Aqui, vais detalhar todo o teu orçamento mensal. Basicamente vais fazer contas à vida. Apontar custos fixos e custos variáveis. Nos fixos, considera todos os gastos com os quais não podes passar sem. Por exemplo, despesas com casa, transporte, alimentação, etc. Nos variáveis, reflete se são mesmo necessários, ou, se por outro lado, podes retirar uma parte para gerar poupança. Ao conseguires visualizar esta informação, consegues perceber onde podes melhorar e quanto podes poupar. Permite estipulares, de forma realista (atenção!), uma quantia mensal para economizares. Caso não gostes de trabalhar com Excel, é fácil, pega num papel, numa caneta, no telemóvel (calculadora) e começa a fazer contas.

3. Abre uma conta poupança

Na minha opinião, depois de definires a tua meta e fazeres contas, o passo seguinte para começares, realmente, a economizar algum dinheiro – é abrir uma conta poupança. Isto vai permitir que separares o dinheiro que queres juntar, da tua conta corrente. Ao canalizares para lá o dinheiro não cais na tentação de gastá-lo antes do tempo. E principalmente, mantém o teu foco no objetivo. Ainda mais, quando começares a ver a poupança a aumentar. Isto vai ampliar a tua motivação para continuares a juntar mais e mais.

4. Junta todos os trocos e faz um mealheiro!

Muitas vezes, à parte da conta poupança, ainda junto algumas moedas de 1 e 2 euros numa latinha que tenho em casa. Assim é mais uma fonte de poupança. Portanto já sabes, ao final do dia guarda as moedas que sobrarem. Mas atenção, não vale desfalques!

5. Arranja uma fonte de rendimento extra

Conseguir uma fonte de rendimento extra é uma das dicas mais preciosas para te fazer poupar dinheiro para viajar. Utilizo bastante esta dica! Podes arranjar um part-time ao fim-de-semana. Ou ainda, tentar gerar algum dinheiro através internet. Se gostas ou tens jeito para escrever, existem inúmeros sites onde te podes inscrever como freelancer.

6. Vende alguma coisa na internet

Esta pode ser uma excelente dica, caso tenhas coisas/equipamentos bons, ou em bom estado que já não utilizes mais. Portanto, se for esse o teu caso, pode ser uma boa ideia venderes em sites, como o ebay, olx, etc. Já pensaste nisso?

7. Muda os teus hábitos

A mudança de hábitos é essencial se queres poupar mais dinheiro para a tua viagem. Se vais a algum lugar perto da tua casa, porque não ires a pé? Gastas horrores em combustível? Porque não substituíres o carro pelo transporte público? Ou ainda, dividir com um colega a viagem de carro para o trabalho? Dois colegas meus começaram a fazer isso. E, para além de pouparem bastante ao final do mês, ainda reduzem a pegada ecológica. Espetacular! São estas pequenas mudanças que, no final do mês, fazem toda a diferença no bolso.

8. Planeia a ida ao supermercado

A dica aqui é fazer uma pequena lista de compras para orientação no supermercado. Primeiro ponto, não ir às compras com fome! Além de evitar que gastes excesso de dinheiro, ainda evita que compres “porcarias” (bolos, batatas, bolachas, etc). A lista vai ajudar-te a comprar apenas aquilo que é necessário. Quando comecei a fazer a minha lista e a fazer compras semanais, percebi que poupava muito mais. Se comprares em grande quantidade, os alimentos acabam por sobrar, estragar e causar desperdício de comida e dinheiro.

9. Faz o teu próprio lanche/almoço e evita comer fora

Economiza nos lanches/almoços fora. Vais passear? Leva o teu lanche de casa. Vais trabalhar e tens subsídio de almoço? Leva o teu almoço na marmita para o trabalho e economiza o subsídio. Só aqui, podes poupar um grande valor.

10. Foca-te e lembra-te sempre das tuas prioridades

Eu sei que nem sempre é fácil manter o foco. Mas a vida é mesmo assim. É feita de altos e baixos. O importante é arranjar mecanismos que nos façam voltar à rota. Cola post-is no frigorifico a lembrar-te do teu grande objetivo. Arranja um caderno de apontamentos onde reserves todas as tuas ideias para a viagem. Isto são algumas ferramentas que te podem ajudar a manter o foco. Gere de forma eficiente os teus gastos.

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡

como poupar dinheiro numa viagem

Pin It on Pinterest

Share This