medo de andar de avião

Queres encontrar formas mais eficientes e práticas de arrumar as tuas malas de viagem? O método da Marie Kondo pode ajudar-te neste processo.

Levar mais roupa e ocupar menos espaço na mala é sempre um desejo na altura arrumar as malas. Por isso, neste artigo que preparei vais encontrar todas as dicas para aprenderes a arrumar a mala com Marie Kondo.

É um método conhecido por muitos viajantes. Muito acessível e fácil de aprender. Seja para organizar as malas para viagens de avião, autocarro, comboio, carro ou cruzeiros.

marie kondo

Quem é Marie Kondo?

Muito resumidamente a Marie Kondo é uma escritora com mais de 10 milhões de livros vendidos sobre organização. Autora do bestseller “A Mágica da Arrumação”.

Neste livro, a autora ensina os seus leitores a realizarem limpezas nas suas casas, escritórios, malas/bagagens e até mesmo nas suas vidas.

A partir das suas teorias, ela incentiva as pessoas a descartarem aquilo é desnecessário nas suas vidas. E essa filosofia pode ser aplicada tanto na arrumação das malas, como no processo de economia de espaço em diferentes ambientes e situações.

marie kondo

Como funciona o método KonMari?

Basicamente, a autora Marie Kondo desenvolveu um método prático que pode ajudar-te a selecionar o que é realmente é essencial. Com foco na eliminação daquilo que está em excesso.

Segundo este princípio, na nossa vida, devemos sempre rodear-nos daquilo que nos faz felizes. E, essas coisas podem ser livros, roupas, móveis, equipamentos electrónicos, entre outras coisas.

A teoria baseia-se no princípio de que o estado de espírito influencia a formação de uma atmosfera positiva e sentido de organização.

1. Isso traz-te felicidade?

Pensa na questão de Marie Kondo e responde com sinceridade. Isso traz-te alegria? Sim ou não? Esta é a pergunta que representa todo o método da japonesa.

Não existem fórmulas mágicas, nem truques. Simplesmente, deves guardar e levar na mala apenas aquilo que é realmente importante. Sejam documentos, objetos, roupas, livros, fotos, entre outros.

Assim sendo, deves analisar e selecionar cada objeto e roupa individualmente. Perceber que tipo de emoção e energia te transmitem.

Se nesse momento, essas peças te causarem uma emoção positiva, guarda ou leva-as na tua viagem.

2. Descarta o excesso

Todos os anos devemos fazer uma limpeza aos nossos armários. Visualiza bem todas as roupas que tens, e percebe se te transmitem boas vibrações. Se isso não acontecer, descarta-as e faz doações.

Assim, além de abrires espaço para novas peças no teu armário, vais ajudar e proporcionar um pouco de alegria a pessoas que necessitem.

3. Organiza as roupas por categorias

Outro princípio do método KonMari é arrumar as roupas por categorias. Isto permite uma maior organização e acessibilidade diária em casa ou em viagem. Facilmente consegues identificar tudo o que tens disponível para usar.

Roupas de verão ou de inverno. Organizar mediante se são blusas, partes de baixo – saias, calças, calções, roupas de cabide, meias, roupa interior, acessórios, entre outras.

Como dobrar a roupa com Marie Kondo?

Num dos seus livros de Marie Kondo, a japonesa oferece dicas interessantes de como organizar e dobrar as roupas. Tanto para arrumar o armário como uma mala de viagem.

E uma das suas técnicas principais é dobrar as camisolas em formato de retângulo.

Basicamente, existem três passos básicos para dobrar as roupas:

1 – Com o objetivo de formar um retângulo, seleciona a região do “corpo da roupa” e começa a dobrar em direção ao centro

2 – Depois, dobra o retângulo ao meio

3 – Posteriormente, dobra novamente ao meio ou em três partes

Quando as peças estiverem dobradas, agrupa tudo e guarda-as na mala, numa gaveta ou na prateleira do teu armário.

Dica importante é colocares na direção vertical, de forma a conseguires identificar rapidamente todas as peças.

Eu sei que o mais comum é empilharmos as peças de roupa (camisolas, t-shirts, etc), mas a verdade é que este método vertical gera muito mais praticidade e acessibilidade no dia a dia.

marie kondo

Como arrumar a mala de viagem com Marie Kondo?

Embora, possas aplicar estas técnicas na arrumação das malas de viagem, Marie Kondo ensina especificamente como deves fazê-lo.

É importante que determines o destino, o tipo e o tempo de viagem antes de organizares as roupas e os objetos na mala.

Portanto, na altura de arrumares as malas, deves selecionar cada peça e objeto por categoria. Depois, procura dobrar as roupas obedecendo ao método KonMari. Vais ver como resulta numa otimização de espaço na mala!

Posteriormente, guarda os pares de sapatos na mala, mas dentro de sacos à parte. Existem bolsas próprias perfeitas para este fim. Ajudam muito na arrumação.

Novamente, usa bolsas para guardares as maquiagens e cabos que precises levar na viagem.

Lembra-te também, se fores viajar de avião ou se queres mesmo otimizar espaço na mala de viagem, usa frascos pequenos para transportares o gel de duche, champôs ou cremes.

A mala que te traz felicidade

Às vezes desperdiça-se tempo e dinheiro com malas pesadas que, muitas vezes, são inúteis e não têm mais uso possível.

A qualidade da mala ajuda muito a facilitar o transporte e a mobilidade dos viajantes, ajudando a reduzir acidentes e perdas de objetos pessoais.

Portanto, se te preocupas com a mala certa, é importante investires numa mala de boa qualidade e prática.

marie kondo

Outras dicas sobre malas de viagem

Organizar e arrumar as malas de viagem vai tornar-se menos complicado quando começares a aplicar estas técnicas da Marie Kondo.

Acredita, dão muito jeito. Desde que aprendi esta técnica não quero outra coisa! As malas ficam mesmo muito bem organizadas e com muito espaço.

Reserva um tempo para organizares as roupas e objetos que queres levar em viagem. Salientando que deves ter em conta as atividades que vais fazer do destino de viagem.

marie kondo

Outro fator importante, é pesquisares sobre as condições meteorológicas do local. Assim, evita levares roupas desadequadas. Quando se fala em organizar uma mala de viagem, saber retirar as roupas em excesso é uma arte!

Dá preferência ao que realmente importa.

Com calma, é possível ganhar espaço numa mala e diminuir de maneira efetiva o seu peso. Agora só precisas colocar em prática o método da Marie Kondo!

Organiza a tua próxima viagem:

Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa.

Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld ou HotelsCombined (compara preços entre os melhores sites de viagens, inclusive o booking).

As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.

Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.

Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.

Queres descobrir todos os recursos de viagem?

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡
medo de andar de avião

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This